Este blog Mudou

Este Blog mudou-se para:

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Minix o S.O. dos grandes

Olá,
De volta as aulas e nesse semestre me empolguei especialmente com Sistemas Operacionais, catei na biblioteca o livro do Tanenbaum estou lendo sobre processos, gerência de memória, sistemas de arquivos uma coisa linda de se ver...

Vinte e sete mil linhas e Contando....
Este livro acompanha o código-fonte do Minix um S.O. (que por sinal serviu de referência para a criação do Linux) criado do zero pelo próprio Tanenbaum para usar como exemplo nas aulas que ele ministra na Universidade de Amsterdã.
E (assim como todo besta que tenha pegado nesse livro já deve ter tentado) eu tentei ler o código-fonte saí catando o main() lá e talz, mas sinceramente NÃO FAÇA ISSO! pode ser digamos... desestimulante melhor ir lendo o livro e buscando no código-fonte as referências que ele faz.

E não é que roda mesmo
Baixei uma imagem que roda do pen-drive de 10MB, mas infelizmente meu irmão levou o pen-drive pra passear daí baixei uma que roda do CD de 10MB também. Como já estou com o Ubuntu Linux e Windows XP não queria adicionar mais um S.O. resolvi que deveria rodar em um emulador pensei no VMWare, mas é pago com uma versão trial de apenas 30 dias não parecia uma boa opção, acabei optando pelo QEMU que é open-source e que apesar de rodar em ambiente console é bem legal e fácil de usar (pelo menos depois de ler umas páginas da documentação dele) ;-) Para quem quiser vou deixar aqui um passo a passo sobre como rodar a imagem de CDROM do Minix 3.1.1 no QEmu.

E daí???
Não vou fazer um Tadeux mesmo por quê o nome não soa legal, mas vou continuar lendo quem sabe faço algo realmente útil ou mesmo que seja just for fun tá valendo.

Nenhum comentário: