Este blog Mudou

Este Blog mudou-se para:

domingo, 23 de abril de 2006

Onda de programador

É essa semana como se já não tivesse coisa demais pra fazer resolvi dar uma olhada no código-fonte do PHP4. Essa onda de programador open-source vira e mexe vem bater na minha praia.

Baixei. É legal bem organizado (é bem verdade que comentário no código é zero quase não tem), tem o código das extensões separado do núcleo do compilador (o que é algo bom) que é criado pela Zend.

“Uma coisa dessas desempolga...”

Fiquei meio desiludido ao ver no código-fonte do compilador que ele foi feito usando o FLEX e o YACC. Na disciplina de compiladores na universidade eu vi essas duas ferramentas que são geradores de analisadores léxicos e sintático-semânticos, mas na hora de construir, eu e meus colegas, construímos do zero afinal apesar do FLEX ser uma ferramenta muito legal o código que ele gera (por motivos óbvios) não é bem otimizado.

Daí resolvi pegar o código-fonte do PHP5 já que nesta versão eles anunciaram que reescreveram o núcleo do PHP para melhorias de performance e adicionar o suporte a Orientação a Objetos de verdade. Que alívio não tem mais FLEX na história eles realmente escreveram o núcleo do zero o que provavelmente deve ter dado um ganho de performance bem interessante.

Esse talvez seja um dos grandes trunfos do software livre eu posso ir lá e ver que a versão mais nova realmente melhorou está lá no código. Como eu vi um dia desses num desses sites de software-livre “Use a força: leia o fonte!”.

Nenhum comentário: