Este blog Mudou

Este Blog mudou-se para:

domingo, 24 de dezembro de 2006

Projeto Storker

Olá para todos hoje andei lendo os malvados e um link me chamou atenção no site é um link para um projeto do que o pessoal artisticamente incluído chama de intervenção.

A idéia é do Mark Jenkins, o projeto Storker é uma série de bonecos em formato humano. Feitos de fita adesiva os bebês chamam a atenção por causa do lugar onde estão em placas em carrinhos de compra pendurados em postes de iluminação. No caso dos modelos adultos a expressão facial dá a impressão que eles estão ali dizendo "Ei olha olha aqui!".

Veja as fotos das intervenções aqui. Veja também outras instalações na rua do mesmo autor em http://xmarkjenkinsx.com/outside.html

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Semifinal

É aí está a primeira versão da monografia entitulada "DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA SISTEMAS EMBUTIDOS: UM ESTUDO DA PLATAFORMA J2ME. E na verdade é um teste de post através do box.net hhiihih.


Geral.pdf

sábado, 4 de novembro de 2006

Lá e de Volta Outra Vez

Para não dizer que desapareci de vez aqui estou eu depois de quase dois meses sem novidades. Não que as novidades não tenham acontecido só não tive tempo de atualizar aqui como ainda não tenho tempo vou postar hoje três links legais

Marden - Esse cara é muito gente boa e passou por uma que não desejo a ninguém queimar o HD do IBook não é para pessoas com coração fraco vejam no blog dele a descrição da epopéia do HD de IBook.

Port25 - É o portal open-source da Microsoft (é isso mesmo você não está tendo alucinações a Micro$oft tem sim um portal de apoio ao Software Livre) gostei muito do texto do Anandeep chama-se Unsexy Development e fala um pouco da diferença entre desenvolvimento no meio acadêmico e na indústria e como o Software Livre sofre com essas diferenças.

Teorema da Lingüinha - Esse é um texto bem legal com um teorema sobre conversas em sistemas de bate-papo tipo msn, muito importante! Não vou enunciar o teorema aqui fique a vontade para vê-lo na íntegra em http://vainalousachefe.wordpress.com

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Inteligência Artifical Aplicada a Jogos

Um artigo sobre as técnicas de inteligência artificial usada especialmtne em jogs como age of empires e warcraft


IA aplicada a jogos.odt

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Exemplo Java RMI

Aqui você verá uma descrição breve da teoria envolvida no funcionamento das Remote method Invocation do JAVA definidos no pacto java.rmi. No próximo artigo enviarei um exemplo simples Ok? Vamos lá.

Resumo
Este artigo trata do pacote java.rmi da API Java que define classes e métodos para acesso a objetos distribuídos. Aqui estão uma descrição breve da API e os métodos mais comuns, além da descrição dos aspectos teóricos envolvidos no acesso remoto a objetos em JAVA.

1. Introdução
O pacote RMI está disponível no JDK (Java development kit) desde a versão 1.1 o formato como os objetos são acessados a partir de aplicações locais é semelhante ao formato usado pela arquitetura CORBA a Ilustração 1 representa o formato usado pelas requisições RMI.

Para que os objetos possam se comunicar usando o pacote RMI é necessário definir uma interface que estenda a interface Remote, assim o objeto que deseja ser executado e acessado remotamente deve implementar essa interface.

Segue o exemplo de uma definição da interface Remote:

Assim basta que a classe que tem a implementação dos métodos implemente esta interface para que esteja disponível para ser chamada remotamente.

2. Arquitetura RMI
A arquitetura RMI é composta das classes e interfaces de acesso a métodos remotos, o funcionamento interno deste recurso é possível graças a dois mecanismos Stubs e Skeletons. Iremos definir estes mecanismos neste item.

Um Stub fica localizado localmente e para o objeto que acessa métodos remotos age como o
objeto remoto, ele implementa a mesma interface antes publicada e registrada no servidor RMI. A função do Stub é portanto, encapsular uma série de operação necessárias ao acesso a objetos
remotos.

As atividades deste mecanismo estão descritas a seguir:
● Iniciar a conexão com a máquina virtual Java remotamente;
● Serializar e transmitir os objetos para a máquina virtual remota;
● Aguardar o resultado à chamada do método remoto;
● Desserializar os objetos ou exceções recebidos pela requisição;
● Retornar o valor ao objeto que o pediu.

Já no lado do servidor onde os objetos remotos estão sendo armazenados a forma de tratar as
chamadas remotas é utilizando um Skeleton. Este Skeleton assim como no Stub é responsável por encapsular a série de atividades necessárias para a decodificação, execução e o envio dos resultados de uma chamada.

As atividades executadas pelo Skeleton são as seguintes:
● Desserializar os objetos da requisição atual;
● Invocar o método do objeto correspondente;
● Serializar e enviar o resultado do método como resposta.

A partir da versão 2 do Java um novo protocolo de comunicação foi escrito de modo que as
ações executadas pelo Skeleton agora são executadas por um código genérico, assim não é necessário criar uma classe Skeleton.

3. Um Exemplo simples

Aguarde o próximo capítulo... ;)

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Deus em páginas da vida

Hoje em meu passeio matinal no bom e velho (mais velho do que bom) ônibus urbano não pude deixar de ouvir duas senhoras comentando sobre a novela das 8 a tão comentada "Páginas da Vida". Enquanto passávamos por aquele cheiro de fábrica do distrito industrial de Aracaju elas comentavam:

- Mulher, você assistiu a novela ontem?
- Não só um pedaço. E aí como foi?
- É parece que a Olivia vai ficar com o menino mesmo.
- E é?
- É. E a outra lá vai ficar com aquela mulher má, eita mulher ruim viu!
- Ah mas pelo menos a babá é boa né?
- É Deus é muito bom né pelo menos a babá é ótima.

E aí nesse ponto da conversa eu pensei: Ei como assim? que que Deus tem a ver com a novela? Deus anda escrevendo novelas agora? Ou será que o Manoel Carlos é o Deus dessas senhoras?
Não que eu esteja dizendo que Deus não tem nada a ver com isso. Mesmo por ser conhecedor das regras de sobrevivência em filmes eu sei que todo mundo que diz "Deus não tem nada a ver com isso" vem um raio e ZAP! já era o infeliz língua-solta.

Eu eim!

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Avião movido a moscas

Essa semana passeando pela blogosfera eis que me encontro em um blog: trankera.org nele além de outras bizarrices tem um manual passo a passo de como construir seu próprio avião movido a moscas.
Não sou do tipo que costuma montar apetrechos movidos a tração animal, principalmente do tipo que o animal não vai poder se livrar mais nunca, mas de qualquer modo eu ia achar muito estranho (pra não dizer engraçado) um aviãzinho de palitos de fósforo voando por aí com 4 moscas "pousadas" nele.
Pra quem quiser ver o insólito objeto voador segue o link do Avião movido a moscas

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Novo Layout

Olá pessoal só pra avisar do novo layout. Na verdade, na verdade ainda estou definindo como vai ficar realmente então devem haver algumas mudanças durante os próximos dias. Estou pensando seriamente em mudar para o wordpress mas vamos ver, vamos ver.

sábado, 24 de junho de 2006

Maya

Estou lendo Maya do Jostein Gaarder, sim... sim... o mesmo autor de o mundo de Sofia, e esse é um livro um tanto mais adulto, mas que mantém o estilo do autor que eu gosto muito. O livro trata da criação do universo. Um biólogo evolucionista está em Fiji analisando as espécies da ilha e mais que isso tentando entender o seu papel no mundo.


Sendo que o ser humano é o único capaz de ter consciência de si mesmo, qual o objetivo desses bilhões de anos de evolução? Acredito que até o momento esta seja a questão central do livro (eu ainda não terminei né! E não vou contar o final não!).


Esse biólogo encontra um casal espanhol muito incomum na ilha, além deste casal há um escritor inglês em busca de inspiração para seu próximo livro, um americano aposentado com grandes histórias envolvendo: de explosões em poços de petróleo à Apollo 13, uma ativista do WWF que adora filosofia hindu e tem um olho verde e outro castanho, e um casal de americanos em lua-de-mel.


O livro vem se mostrando bem interessante com destaque especial para os diálogos (ou seriam monólogos?) do Frank com um o Mr. Gordon um geco (ou lagartixa se preferir chamar assim) que entra em seu chalé durante a noite.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

A copa é muito legal

Sabe, eu nem gosto de futebol, durante as copas do mundo muita gente tem certas supertições como: usar um chapéu da sorte, ou uma mesma camisa pra as finais desde 70 ou sei lá de outras esquisitices, como eu não gosto de futebol parti para uma estratégia que me garante um descanso merecido durante os jogos, a minha supertição é: "Se eu assisto o jogo o Brasil acaba perdendo";) que idéia genial não?!

Mas mesmo sem gostar de futebol eu até assisto de vez em quando mais pela festa com o pessoal e tal. Assistindo o jornal essa semana apareceu um comentário sobre a copa e na verdade eu comecei a prestar atenção em umas coisas bem interessantes:

A FIFA tem mais membros que a ONU

É pode parecer incrível ou estranho mas é verdade a FIFA tem 207 membros enquanto a ONU 196.

Angola X Portugal
No fim de semana houve um jogo com umas contradições bem interessantes: Angola foi conquistada pelos portugas na época das grandes navegações, hoje a expectativa de vida em Portugal é de 76 anos e em Angola 38 é isso mesmo metade! O número de faltas no jogo 19 de Portugal 28 de Angola (é parece que os angolanos resolveram dar o troco hiihhi) o jogo terminou 1 a 0 para Portugal mas já valeu.

A seleção do Togo

É a primeira vez que essa seleção participa da copa os jogadores são senhores de 30 a 40 anos honrados pela glória de participar da copa eles acreditam que se conseguirem uma boa classificação na copa poderão amenizar o clima de guerra civil que se instaurou em seu país.

É isso, o futebol é até bem interessante.
Mas eu disse! Eu não gosto de futebol não! uhauah

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Arenques

"I don't believe that anybody feels the way I do about you now". (citação incidental Wonderwall, Oasis)

Essa semana assistindo aos DVDs que recebi da super num parte que fala sobre a reprodução dos Arenques (isso é o nome de um peixe), a reprodução é algo do tipo: as fêmeas depositam seus ovos na vegetação rasteira próximo das praias depois os machos vem e liberam uma subtância branca e leitosa (é isso mesmo que você está pensando), a questão é que são milhares desses peixes soltando a tal substância! No final da desova aparece uma imagem aérea da praia de águas tranquilas esverdeadas, se vc pensa que os traços branco no mar ali são formados pela espuma das ondas, que nada! é o acumulo da tal meleca de peixe!

Não sei se eu vou continuar assistindo não viu eu eim!

sábado, 3 de junho de 2006

Eu adoro a SuperInteressante

Olá, olha acabei de receber uma caixa com 4 DVDs da Super de Graça!

A super criou um jogo conhecido como ARG (alternate reality game), pra quem conhece os RPGs vai adorar os ARGs, a idéia do ARG é próxima do RPG. Existe uma estória e existe um "mestre" - alguém que dá as pistas de onde encontrar respostas - a diferença eh que no ARG o "mestre" usa elementos da realidade no jogo! Por exemplo: Você recebe uma pista via email que tem um número de telefone pra ligar; vc liga recebe uma pista pedindo que você para o teatro X tal hora você corre pra lá... e isso com 100, 200 pessoas ao mesmo tempo muito legal!

Neste ARG as dicas erão lançadas em várias cidades ao mesmo tempo daí enquanto uma equipe corria nas cidades outra ficava a desvendar as charadas que saiam na Internet no blog da Super e talz.

Eu fui um dos finalistas daí recebei os CDs se vc tem um tempo livre sinceramente um ARG é um ótimo jogo desenvolve o raciocínio e ainda é bem empolgante.

Cabeçoidis Erectus

Um texto muito legal sobre meus amigos ops... sobre a galera_alternativa_contemporânea_e_descolada que anda no circuito Jardins - 13 de Julho - Poyesis.
Essa nova geração - que eu provavelmente faço parte - que anda com sandálias de couro, roupa largada, uma bolsa com cara de velha comprada no shopping (jah estragada de fábrica) hihiihih.

Uma citação:
"...o rock, por si, não satisfaz o parâmetro da sofisticação cult-cabeço-intelectual-zen que a espécie macaquídia quer aparentar...."

Leiam mesmo bem legal!

terça-feira, 30 de maio de 2006

Blade Runner

É todo mundo já me falou de Blade Runner mas eu ainda não vi agora apareceu mais uma versão dessas tipo versão do diretor (Ridley Scot), mas já existia uma versão do diretor daí eles estão chamado de versão final.
A nova edição deve sair esse ano nos cinemas espero que eu assista...

sábado, 27 de maio de 2006

Robocop X Neo

Olá pessoal se vocês ainda não viram deviam ver o site www.omelete.com.br é um ótimo site sobre tudo que existe de mais legal em entretenimento, pelo menos pra mim;).
Olha a lista:

  • Cinema;
  • Histórias em quadrinho;
  • Treconologia (é esse é o nome da seção legal né?)
  • Games
O artigo aí é sobre uma montagem que fizeram com cenas de Matrix(1999) e Robocop(1987) ficou muito massa!


Assista o vídeo em Robocopo X Neo

domingo, 23 de abril de 2006

Dilbert by Scott Adams

Eu já disse que leio de Dilbert? É uma tirinha que tira onda com o ambiente de trabalho de informática: Dilbert é um analista de sistemas que tem um gato que é mais inteligente que qualquer um na empresa o chefe dele é o estereotipo do chefe incompetente, colegas de trabalho estressados, desestimulados e preguiçosos além de um estagiário pra tirar onda uahuahuah.

Se você tiver um tempo leia a tirinha do Dilbert e se você realmente tiver um tempinho livre leia o blog do Scott Adams o escritor do Dilbert.

Essa é uma tradução que fiz de um post no Blog:

Eu separei as pessoas baseado nas razões pelas quais elas sustentam sua crença:

Razões Idiotas
------------------
1. Uma Autoridade me disse que essa é a verdade.(Todas elas mentem)
2. Está escrito em um livro. (Assim como o Homem-Aranha)
3. Como de outro jetio a realidade poderia existir? (Ignorância não é uma evidência.)
4. Meu livro sagrado prevê precisamente coisas (Assim como Moby Dick. Está provado!)
5. Eu cresci assim.
6. É óbvio que Deus existe, seu ateu estúpido.

Razões um pouco melhores
----------------------------
1. Eu conversei com Deus e ele respondeu. (O método dos Mórmons)
2. Eu sinto Jesus/Deus/Alá dentro de mim.
3. Minhas orações são às vezes/freqüentemente respondidas.

Razões Excelentes
----------------------
1. Estou fazendo meu pé-de-meia se for verdade neh?.
2. Acreditar me traz benefícios sociais, de saúde ou felicidade do mundo real imediatamente. E se for verdade ainda tem um bônus depois.
3. Eu estudei evidências históricas e científicas e conclui que existe uma série de razões para acreditar em Deus.

Eu tenho medo do Mac

Um dia desses catucando pelo blog do Marden (é esse é o nome dele mesmo) tem um link pro blog do Aurélio um ex-linuxer que se converteu ao mundo Mac. O cara trabalhou na Conectiva desde menino produziu software-livre dava palestras e tudo mais daí um dia comprou um Mac ia instalar o Linux, mas foi ficando... foi ficando... e ficou.

Agora o cara mora na praia, tira fotos de surf e largou a vida nerd (mais ou menos afinal ele ainda tem um blog). Será que se eu comprar um Mac também vou largar tudo e morar no mato?(é que eu não gosto de praia).

Alguém já viu a propaganda da coca-cola light? “Uma salva de palmas para quem largou tudo para surfar e tirar foto de surf na praia”

Onda de programador

É essa semana como se já não tivesse coisa demais pra fazer resolvi dar uma olhada no código-fonte do PHP4. Essa onda de programador open-source vira e mexe vem bater na minha praia.

Baixei. É legal bem organizado (é bem verdade que comentário no código é zero quase não tem), tem o código das extensões separado do núcleo do compilador (o que é algo bom) que é criado pela Zend.

“Uma coisa dessas desempolga...”

Fiquei meio desiludido ao ver no código-fonte do compilador que ele foi feito usando o FLEX e o YACC. Na disciplina de compiladores na universidade eu vi essas duas ferramentas que são geradores de analisadores léxicos e sintático-semânticos, mas na hora de construir, eu e meus colegas, construímos do zero afinal apesar do FLEX ser uma ferramenta muito legal o código que ele gera (por motivos óbvios) não é bem otimizado.

Daí resolvi pegar o código-fonte do PHP5 já que nesta versão eles anunciaram que reescreveram o núcleo do PHP para melhorias de performance e adicionar o suporte a Orientação a Objetos de verdade. Que alívio não tem mais FLEX na história eles realmente escreveram o núcleo do zero o que provavelmente deve ter dado um ganho de performance bem interessante.

Esse talvez seja um dos grandes trunfos do software livre eu posso ir lá e ver que a versão mais nova realmente melhorou está lá no código. Como eu vi um dia desses num desses sites de software-livre “Use a força: leia o fonte!”.

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Igual mas nem tanto

Durante o longo feriado da Semana Santa trabalhando num site (que está me dando mais trabalho que deveria) descobri uma coisa no mínimo incomum no PHP.

Existem DOIS operadores de igualdade!

Daí vc diz: - "Mas como assim pra quê dois?"

E eu respondo: - Ora ora um afirma se é igual o outro se é idêntico #)

Por mais estranho que possa parecer é verdade para o PHP idêntico é mais igual que igual %-/

O operador de comparação == serve para comparar os valores de duas variáveis já o operador === (é são 3 iguais mesmo) compara o valor e o tipo da variável.

Ah! daí também existem dois operadores para diferente existe != e !== que devem ser algo do tipo "diferente pacas" e "diferentinho" ihhihihihihi %-). Ê loucuras...

http://www.php.net/manual/pt_BR/language.operators.comparison.php

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

A ciência que eu escolhi

Esta semana entrei em uma discussão sobre o nome do curso que faço, Ciência da Computação, ou seria Ciências da Computação? Ou seria mais adequado chamar de Informática?

Daí vamos buscar um pouco de idéias de pessoas que valham a pena ouvir, no site do Silvio Meira o criador do C.E.S.A.R. (Centro de estudos avançados do Recife) comenta sobre a computação: “Cartesianamente, a informática é o espaço formado pelos três eixos ortogonais de computação, comunicação e controle, onde habitam todas as coisas que calculam ou processam informação, todas as que se comunicam e todas as que, de uma ou outra forma, estão sob controle de ou controlam alguma coisa.”. Então bom a ciência da computação é apenas um dos três pilares da informática.

Na definição da comissão de especialistas do MEC que sugere o nome Ciência da Computação para os cursos de bacharelado em informática o objetivo dos cursos é: “Os cursos da área de computação e informática tem como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação (hardware e software), para atuação na área de educação em computação em geral e para o desenvolvimento de ferramentas de informática que atendam a determinadas necessidades humanas.”

Para ver uma opinião mais popular a wikipédia pode ser uma boa referência, no artigo que trata de ciência da computação, ironicamente, a discussão sobre o conceito de Ciência da Computação é mais longa que o próprio artigo.

O nome oficial dado pelo MEC é Ciência da Computação apesar do currículo incluir disciplinas que englobam ou utilizam dos outros dois eixos da informática Comunicação( Ex.: redes e todos os seus derivados) Controle (Ex.: sistemas digitais de controle).

Eu gosto do nome oficial do MEC (um tanto imponente demais talvez) apesar de achar que Informática é muito batido penso que seria a melhor definição.

E como diz a comunidade de um amigo meu no orkut "Eu faço Ciência da Computação e não desisto nunca”.

Ah! e eu reclamo sim com quem chama “Ciências da Computação”!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Minix o S.O. dos grandes

Olá,
De volta as aulas e nesse semestre me empolguei especialmente com Sistemas Operacionais, catei na biblioteca o livro do Tanenbaum estou lendo sobre processos, gerência de memória, sistemas de arquivos uma coisa linda de se ver...

Vinte e sete mil linhas e Contando....
Este livro acompanha o código-fonte do Minix um S.O. (que por sinal serviu de referência para a criação do Linux) criado do zero pelo próprio Tanenbaum para usar como exemplo nas aulas que ele ministra na Universidade de Amsterdã.
E (assim como todo besta que tenha pegado nesse livro já deve ter tentado) eu tentei ler o código-fonte saí catando o main() lá e talz, mas sinceramente NÃO FAÇA ISSO! pode ser digamos... desestimulante melhor ir lendo o livro e buscando no código-fonte as referências que ele faz.

E não é que roda mesmo
Baixei uma imagem que roda do pen-drive de 10MB, mas infelizmente meu irmão levou o pen-drive pra passear daí baixei uma que roda do CD de 10MB também. Como já estou com o Ubuntu Linux e Windows XP não queria adicionar mais um S.O. resolvi que deveria rodar em um emulador pensei no VMWare, mas é pago com uma versão trial de apenas 30 dias não parecia uma boa opção, acabei optando pelo QEMU que é open-source e que apesar de rodar em ambiente console é bem legal e fácil de usar (pelo menos depois de ler umas páginas da documentação dele) ;-) Para quem quiser vou deixar aqui um passo a passo sobre como rodar a imagem de CDROM do Minix 3.1.1 no QEmu.

E daí???
Não vou fazer um Tadeux mesmo por quê o nome não soa legal, mas vou continuar lendo quem sabe faço algo realmente útil ou mesmo que seja just for fun tá valendo.